Manacapuru (AM) — Na tarde desta segunda-feira (7/10), um deslizamento de terras atingiu flutuantes localizados na área portuária, no bairro Terra Preta, em Manacapuru, município 68 quilômetros distante de Manaus. Vídeos que circulam em um aplicativo de conversa e nas redes sociais mostram a situação do local, onde foi aberta uma cratera devido à ocorrência.
Em um dos vídeos, uma pessoa fala sobre a situação da área. “Aqueles flutuantes que tinham na beira do rio, a terra levou”, disse.
Em um outro vídeo, gravado do rio, outra pessoa destacou que o deslizamento deixou vítimas fatais. “Acabou de cair aqui. Morreu gente aqui, a família do Raimundo.
Por meio de nota, o Governo do Amazonas informo que o Corpo de Bombeiros já iniciou o trabalho de mapeamento da área para resgate de possíveis vítimas e uma equipe está sendo deslocada para o município para reforçar as buscas, com o auxílio de mergulhadores e especialistas em salvamento em estruturas colapsadas.
O governo acrescentou, ainda, que agentes da Defesa Civil do Estado também estão a caminho do local do deslizamento e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está com uma equipe no município. Também foi reforçado que a estrutura das unidades de saúde na capital também está pronta para receber possíveis feridos.
Terras caídas
O Porto da Terra Preta é administrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e abriga o Terminal Hidroviário e a Secretaria Municipal de Pesca (Sempa). O local é estratégico e conecta Manacapuru a diversas outras localidades da região.
O desastre pode ser resultado do fenômeno conhecido na região com “terras caídas”, às margens do Rio Solimões, que sofre a pior vazante da história.
Trata-se do termo como a população local descreve o processo de erosão fluvial, com escorregamentos, deslizamentos, desmoronamentos e desabamentos, que podem ter várias dimensões. Inclusive a que aconteceu agora.
A Prefeitura de Manacapuru divulgou nota em que lamenta o acidente ocorrido e informou que as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão trabalhando no local.