Search
Close this search box.

VÍDEOS: Fumaça se intensifica e torna o ar irrespirável em Manaus 

Especialistas orientam que pessoas com doenças respiratórias, como asma, devem evitar atividades ao ar livre

Manaus (AM) – Desde a madrugada deste sábado (4/11), a fumaça das queimadas na Região Metropolitana e Estados vizinhos se intensificou e tornou o ar irrespirável em Manaus. A situação é alarmante, a densa fumaça desceu tanto que na está na altura das casas e a visibilidade é muito ruim nas ruas da capital. 

Em vídeo publicado nas redes sociais na sexta-feira (3/11), o governador do Amazonas Wilson Lima, informou que a fumaça é oriunda do Pará, que sofre com queimadas neste período de estiagem.

O projeto World Air Quality Index, que observa a qualidade do ar em todo o mundo, aponta que em Manaus a situação é considerada muito insalubre e puxa o Brasil para a 16ª posição entre os piores do mundo. 

A plataforma adverte que, quando o nível está assim, toda a população tem maior probabilidade de ser afetada.

“Crianças e adultos ativos, e pessoas com doenças respiratórias, como asma, devem evitar todos os esforços ao ar livre”, informa a organização. 

Apesar das orientação, já há registros nas unidades de saúde de pessoas afetadas pela fumaça tóxica, como nariz sangrando, olhos ardendo, tosse e falta de ar.

Queimadas 

A causa deste cenário são as queimadas na Amazônia. Os dados de focos de queimada no estado em outubro foram os piores desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) iniciou o monitoramento.

Neste ano, o Amazonas registrou 18.680 focos de incêndio até o momento. Só em outubro, foram 3.858 focos de calor, mais que o dobro do que foi registrado no mesmo mês do ano passado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *