Manaus (AM) – Após horas de protesto, com muitas pessoas aglomeradas em frente ao Ibama, no Distrito Industrial, zona Sul de Manaus, no final da tarde deste sábado (29), uma decisão da Justiça devolveu a “capivara Filó” ao fazendeiro e tiktoker Agenor Tupinambá. Vídeos da comemoração da soltura do animal viralizaram nas redes sociais. A saída de Agenor com a capivara é aguardada por muitas pessoas na frente do órgão ambiental.
Decisão da Justiça foi anunciada pelo assessor do fazendeiro, Arnaldo Rocha, em live conjunta no Instagram com a ativista da causa animal, Luísa Mell.
No início desta tarde, foi realizada uma manifestação depois de uma transmissão ao vivo, pelo Instagram, feita pela deputada estadual, Joana Darc, na qual ela, aos prantos, pedia ajuda para visitar o animal, pois havia sido impedida pelo Ibama.
Depois de uma enorme repercussão nas redes sociais, Agenor, o veterinário e a parlamentar tiveram acesso ao local onde a capivara estava em cativeiro. Mais uma vez, a deputada postou nos stories do Instagram e se mostrou indignada com as péssimas condições do local.
De acordo com as imagens mostradas pela parlamentar, o cativeiro onde “Filó” é mantida não tem estrutura adequada, além de muita sujeira.
Os vídeos atraíram mais manifestantes para a frente do Ibama, que reivindicavam pela soltura do animal. Com a divulgação da decisão judicial, as pessoas presentes no local comemoraram e, agora, aguardam a saída da capivara da sede do órgão.