Search
Close this search box.

Vídeos mostram flutuantes destruídos após o deslizamento do barranco em Beruri

Foto: Reprodução

Beruri (AM) – O deslizamento do barranco na orla da comunidade Arumã, no Município de Beruri, interior do Amazonas, já mostra os primeiros prejuízos causados aos moradores da pequena localidade. Vídeos gravados por moradores da comunidade, mostram pelo menos 3 flutuantes atingidos pelo deslizamento do barranco, que ameaça várias casas e até uma igreja.

As imagens são chocantes por conta dos prejuízos causados a moradores que perderam tudo o que tinham.

Em um dos vídeos é possível ver um morador, identificado apenas como Erasmo, relatando que perdeu tudo e teve dois flutuante atingidos pelo barro. O homem tenta salvar móveis, eletrodomésticos e pertences pessoais mas aguarda por socorro para retirar os pertences do que sobrou da casa flutuante, onde morava com a família.

Os vídeos mostram ainda outros flutuantes que ficaram na mesma situação, completamente destruídos, e deixaram famílias inteiras desabrigadas no meio da noite, sem ter para onde ir.

No início da manhã de domingo a equipe do governo irá se deslocar até o município de Beruri par aprestar socorro às vítimas do acidente e fazer o levantamento das necessidades que o deslizamento trouxe a tona.

O Secretário chefe da Defesa Civil Cel Máximo informou que está acompanhando de perto toda a operação, por determinação do Governador Wilson Lima.

“Amanhã cedo (domingo, 01), uma equipe formada pela Sejusc, IML, Seas, Ses, Bombeiros e defesa Civil irá de deslocar até o município para prestar socorro às vítimas, seja de danos materiais, seja de danos físicos, mas nós esperamos que os danos sejam apenas materiais” .

O fenômeno das “terras caídas”

Terras caídas é um termo utilizado pelas populações ribeirinhas da região amazônica para designar o processo natural de erosão fluvial. Esse fenômeno é o principal responsável pelas transformações na paisagem ribeirinha e por causar diversos danos socioambientais.

As terras caídas acontecem quando a água atua sobre as margens dos rios, causando erosão e abrindo extensas “cavernas subterrâneas”, até que uma ruptura provoque a queda do terreno, que é tragado pelas águas.

Ele é causado pela combinação de vários fatores como, por exemplo, o clima, o nível dos rios, a composição do material das margens, além do tempo. Apesar de ser um fenômeno natural, a erosão também acontece pela ação do homem que contribui para a fragilização do solo.

Desmatamento

Com o aumento do desmatamento, que cresceu mais de 67% no Amazonas, a erosão tende a ser acelerada. As regiões da calha dos Rios Madeira, Purus, Solimões e Amazonas são as mais afetadas pelo fenômeno, que já causou prejuízo nas cidades de Parintins, Anamã, Tabatinga, Amaturá e Tonantins.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *