Manaus (AM) — Nesta quarta-feira (12/2), 25 motos foram retidas na zona Norte da capital amazonense, durante a operação ‘Cavalo de Aço’. Uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a ação visa a retirada de motos irregulares, motociclistas não habilitados, além de combater outros crimes de trânsito da cidade.
Com apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e outros órgãos, a operação ocorreu na avenida Nathan Xavier, zona Norte de Manaus. Durante a operação, os agentes de trânsito do IMMU e Policiais Militares do BPtran abordaram 645 motocicletas e registraram 137 autuações de trânsito, envolvendo veículos sem placa, condutores sem habilitação, licenciamento atrasado, entre outras ilegalidades. Um dos casos registrados foi a prisão de um motociclista que portava um revólver, calibre 38, sem o devido porte de arma.
Para o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, a fiscalização visa tornar o trânsito mais seguro. “Aqui é uma área de fluxo de centenas de motocicletas, por ser uma via de ligação entre as zonas Norte e Leste da cidade. Muitas motocicletas cometem inúmeras infrações e comprometem a segurança viária. Além da questão do trânsito, nos deparamos, por meio do apoio da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e da Polícia Militar, com um condutor armado, que foi flagranteado por porte ilegal de arma. Já verificamos também condutor sem CNH e ainda uma placa adulterada com fita adesiva e parte de número raspado”, frisou o diretor de Operações.
O subtenente da BPTRan, Adnildon Lima, destacou a atuação conjunta dos órgãos. “A grande vantagem é o número de agentes envolvidos na operação. Dá para atuar nos dois lados da via e abordar mais veículos com mais segurança e facilidade. Com certeza o trabalho dará um retorno positivo, tirando das ruas quem insiste em não fazer as coisas certas”, afirmou.
Um dos condutores abordados foi o empresário Lucas de Sousa, 31 anos, que elogiou a operação. “Gostei muito da abordagem educada dos agentes de trânsito. A fiscalização é muito boa. Vejo muito a questão dos roubos com uso de motocicletas. Têm ainda aqueles que pilotam de qualquer jeito sem respeitar as leis de trânsito e acabam causando acidentes, por isso é muito benéfico fazer este tipo de operação”, disse.