Manaus (AM) – Fiscalização da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) em uma indústria ilegal de fabricação de goma de tapioca, na zona Leste de Manaus, resultou na apreensão de quase 50 toneladas do alimento e interdição do estabelecimento. A ação, realizada na tarde de quinta-feira (22/5), teve o apoio de policiais militares da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).
Os fiscais da gerência de Vigilância de Alimentos atenderam a uma denúncia encaminhada à Ouvidoria da Visa Manaus, informando sobre possíveis irregularidades sanitárias no local. Ao chegar à indústria, eles se depararam com uma operação de fabricação de goma de tapioca em condições bastante precárias: equipamentos sem higiene, sacas do alimento acondicionadas de forma irregular, e livre circulação de animais como cães, gatos e galinhas nas dependências do estabelecimento.
“A produção de alimentos naquele local infringe várias práticas de segurança sanitária e coloca a população manauara em risco, razão pela qual a Visa Manaus imediatamente apreendeu, tanto a matéria-prima utilizada para a produção da goma quanto o próprio produto já pronto em depósito (quando o produto é trancado no próprio local onde foi encontrado, em razão da grande quantidade), até que seja possível transportá-lo integralmente para descarte no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19, da rodovia AM-010. A indústria também foi interditada”, explicou a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão Coelho.
Pelas infrações, os responsáveis pela indústria ilegal irão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 145,37, sem prejuízo das outras sanções cabíveis.

“A ação de hoje ressalta o compromisso da Prefeitura de Manaus com a eliminação de riscos sanitários à população da nossa cidade. Agradecemos e incentivamos o apoio dos cidadãos, que são parte essencial nesse processo ao denunciarem situações como a de hoje”, afirmou o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.