Whindersson Nunes, por meio de comunicado da produtora Non Stop, lamentou a morte da estudante mineira Jéssica Canedo nesta sexta-feira (22), após fake news sobre um affair entre os dois.
No começo desta semana, perfis nas redes sociais com notícias sobre celebridades publicaram prints falsos de uma conversa entre Jéssica, de 22 anos, e o humorista. Os dois disseram que se tratava de fake news. Segundo o humorista, eles não se conheciam.
O print falso era de uma troca de mensagens no Instagram em que duas pessoas flertavam entre si. Uma pessoa se dizia reservada e “low profile” e a outra contou que se interessava por gente deste tipo. No final, havia o pedido de que pudessem se encontrar pessoalmente.
“Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho”, disse o humorista, por meio de sua assessoria. Segundo a família da estudante, ela “não resistiu à depressão e a tanto ódio”.
O conteúdo com prints falsos sobre Whindersson e Jéssica ganhou mais repercussão depois que foi publicado pelo Choquei, perfil dedicado a celebridades e a notícias em geral.
Após a morte da estudante, o Choquei publicou uma nota assinada pela advogada do perfil, Adélia de Jesus. Os responsáveis pelo perfil disseram lamentar o ocorrido.
Eles afirmaram que “não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações”. “Cumpre esclarecer que não há responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas.”
No começo da semana, Jéssica havia publicado no Instagram uma extensa mensagem dizendo que estava sofrendo ataques após a publicação da fake news. No texto, ela pediu que o post com os prints falsos fosse apagado.
No espaço de comentários abaixo do desabafo feito pela estudante, um dos responsáveis pelo Choquei escreveu: “Avisa para ela que a redação do ENEM já passou. Pelo amor de Deus!”
Nota publicada pelo perfil Choquei:
“Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e todos os afetados pelo triste acontecimento. Reforçamos nosso compromisso em agir com diligência e responsabilidade.
O perfil Choquei (@choquei), por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer aos seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade à ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas.
Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação.
O compromisso deste perfil sempre foi e será com a legalidade, responsabilidade e ética na divulgação de informações dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, em especial no art. 5º, inciso IX.
Por fim, reafirmamos nosso respeito pela intimidade, privacidade, bem-estar e pela integridade.
São Paulo-SP, 23 de dezembro de 2023.
DRA ADÉLIA DE JESUS SOARES
OAB/SP n. 220.367“
Comunicado da Non Stop Produções enviado ao g1:
“A Nonstop Produções S.A., escritório responsável pelo gerenciamento de Whindersson Nunes, vem a público manifestar o posicionamento do artista sobre a dimensão catastrófica de uma história inventada a partir de uma fake news. Nesta sexta-feira (22), Whindersson Nunes foi surpreendido com a triste notícia do falecimento da jovem Jéssica. Perplexo com o desencadeamento desse novo massacre público proporcionado pelo uso negativo das redes sociais, o artista lamenta: “Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho”. A Nonstop Produções S.A. e Whindersson Nunes lamentam profundamente o ocorrido e prestam solidariedade à família da jovem Jessica, bem como repudiam, veementemente, o linchamento virtual e o uso nocivo das redes sociais. Se você estiver passando por questões emocionais, busque ajuda. Disque 188 para o CVV – Centro de Valorização da Vida.“
Fonte: g1