Manaus (AM) – A coletiva aconteceu nesta quarta-feira (16), na Sede do Governo, na avenida Brasil, Zona Oeste da cidade e o governador Wilson Lima (União) fez o anúncio das mudanças no seu secretariado e também falou da redução de gastos públicos, depois que o estado apresentou uma queda de R$ 1 bilhão em arrecadação. A grande surpresa, entre os novos secretários, foi o anúncio do ex-prefeito, e ex-deputado, Serafim Corrêa como novo titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Durante a coletiva Wilson Lima falou da redução nos gastos que fará no governo, dentro das secretarias, por conta do momento, como redução no aluguel de veículos, locações de aeronaves, diárias e passagens aéreas.
Uma das medidas de visam reduzir os custos será nas licitações de aluguel de veículos que, a partir de agora, terão que contemplar 30% de veículos movidos a gás ou energia elétrica. Ele ainda anunciou a vinda de um protótipo de carro elétrico, para o Amazonas, que será testado pela polícia e poderá ser transformar em um projeto inovador e econômico para o estado.
Como ficam as Secretarias
Secretaria de Mineração e Gás: assume Ronney Peixoto, por ser uma secretaria nova é considerada uma aposta do governador no setor de mineração e de gás, que desempenham papéis cruciais na economia amazonense.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação: assume o ex-Prefeito Serafim Corrêa , considerado bastante técnico e a ida dele para o governo deve impulsionar a atividade econômica e tecnológica do estado.
Secretaria de Estado da Produção Rural (SEPROR): outra surpresa nas mudanças, a saída de Petrúcio Magalhães Júnior do comando da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), que agora terá Daniel Borges como novo secretário.
Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (IDAM): Vanderlei Alvino, que estava na função de diretor financeiro da Fundação Estadual do Índio (FEI) assume a Presidência do órgão, que também é importante para o planejamento e execução de ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento do setor produtivo do estado.
Amazonastur: até então era presidida por Gustavo Sampaio, que sai e é substituído por Ian Carmo Ribeiro, que era o vice-presidente do órgão e atuava no órgão também com Sergio Littaif, quando foi presidente. É considerada importante fonte de receita e empregos para a região por conta dos investimentos que recebeu do Governo Federal para alavancar o Turismo na região.
Agência Amazonense De Desenvolvimento Econômico,Social E Ambiental – (AADESAM): Breno Pena Serra é o nome que substitui Erick Hudson, que teve atuação importante durante o governo Wilson Lima. O órgão é responsável pelos contratos de gestão de pessoas, aluguéis e terceirização de serviços, de alguns órgãos, com quem mantém parceria.
O governador Wilson Lima disse que mudanças visam otimizar a máquina pública, alinhando-se aos princípios de responsabilidade fiscal e transparência. “Estamos comprometidos em adotar medidas eficazes para manter a saúde financeira do nosso estado, ao mesmo tempo em que trabalhamos arduamente para promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de nossa população”, finalizou Lima.