Brasília — O turismo também está entre as prioridades o Governo do Amazonas. A afirmação partiu do governado do Estado, Wilson Lima (União Brasil), que participou, na manhã desta quinta-feira (3), em Brasília, da posse do novo ministro do Turismo, Celso Sabino, com quem já tratou de assuntou referentes ao setor.
De acordo com o governador, a promoção do segmento tem ganhado força na atual administração estadual, que tem discutido com o Ministério do Turismo (MTur) propostas para fortalecer e impulsionar ainda mais o turismo local. Ele adiantou também que já conversou, previamente, com o novo ministro sobre temas como o Festival Folclórico de Parintins, a pesca esportiva no Amazonas e o aumento da relação entre o Estado e países como Estados Unidos e Colômbia.
“Ter alguém da região Norte na gestão do MTur, como é o caso de Celso Sabino, que é do Pará, é importante para a manutenção do diálogo”, avaliou o governador, ao acrescentar que o novo ministro do turismo no Brasil já se colocou à disposição para entender e avançar em propostas de parceria entre Governo do Amazonas e Governo Federal.
Lima pontuou também que fazer turismo na Amazônia, no Amazonas, por exemplo, é diferente de fazer turismo no Nordeste, no Rio de Janeiro ou em outra região brasileira. “Então, a gente tendo alguém que vivencia essa realidade é importante, ainda mais se tratando do Celso Sabino que é alguém muito acessível, que tem uma relação muito boa e fato também de ser alguém da nossa região”, ressaltou.
Novo ministro
O presidente Lula nomeou Celso Sabino, em 14 de julho, como ministro do Turismo. Integrante do União Brasil, mesmo partido do governador Wilson Lima, é deputado federal pelo estado do Pará. Assim, ele se torna o terceiro ministro da região Norte no Governo Federal, junto a Jader Barbalho Filho (Cidades) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional).
Natural de Belém (PA), Celso Sabino de Oliveira é auditor-fiscal e deputado federal há dois mandatos pelo Pará. Antes, foi ainda deputado estadual e também ocupou o cargo de secretário de estado de Trabalho e de presidente do Instituto de Metrologia do Pará.