Wilson Lima vai comandar, no AM, a Federação União Progressista

(Foto: Divulgação/União Brasil Amazonas)

Manaus (AM) – O lançamento da Federação União Progressista, nesta terça-feira (29), em Brasília, marcou um novo capítulo na política brasileira e com força total no Amazonas. A Federação terá a liderança, no estado, do governador Wilson Lima, que participou do evento, realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Com a nova configuração, a Federação já nasce como a maior estrutura partidária do país e com muita força no Amazonas, com 25 prefeitos (24 do União Brasil e 1 do Partido Progressista), 13 vice-prefeitos, 199 vereadores (sendo 144 do União e 55 do PP). Dos 199 vereadores que a Federação passa a ter, agora, 8 são de Manaus (6 do UB e 2 do PP), consolidando a maior bancada do parlamento.

O bloco também conta com dois deputados federais e seis estaduais, que foram eleitos pelo União-AM. Em nível nacional, a federação passa a contar com 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores e quase 1.400 prefeitos sob sua bandeira.

Em seu discurso, o governador Wilson Lima destacou a urgência de se integrar o Norte aos grandes projetos nacionais. Ele defendeu que o país só avançará socialmente se investir no desenvolvimento econômico, especialmente em regiões como a Amazônia, onde a riqueza natural contrasta com a persistente pobreza.

“Eu venho de uma região que é a mais rica desse país, mas que ainda convive com uma pobreza muito grande. Não há nenhuma sociedade que possa mudar seus indicadores sociais sem que haja desenvolvimento econômico. O mundo olha para a Amazônia e só vê a copa das árvores. Esquece que há 30 milhões de pessoas morando embaixo delas, e essas pessoas precisam de oportunidades, de emprego, de avanços”, afirmou Wilson Lima, ao destacar que os recursos naturais da região precisam ser convertidos em benefício direto para a população.

Com força institucional, representação parlamentar e capilaridade eleitoral, a União Progressista inicia sua trajetória como o maior agrupamento partidário do Brasil. No Amazonas, essa nova engrenagem política passa a operar sob coordenação de quem já governa o estado — com discurso alinhado ao desenvolvimento regional e foco em resultados concretos para a população. “Não tenho dúvida de que aqui nós seremos a bússola para o destino e o caminho seguro do Brasil”, disse Wilson Lima ao desejar o sucesso da nova federação.

FORÇA – O evento em Brasília reuniu lideranças políticas de peso, como os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de senadores, deputados e dirigentes partidários. A presidência nacional da nova federação será compartilhada, ao menos inicialmente, entre o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e Antonio de Rueda (União Brasil).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *