É campeão! Em decisão épica na madrugada deste sábado, Filipe Toledo venceu o australiano Julian Wilson e conquistou a etapa em Burleigh Heads, na Austrália. Em um roteiro digno de cinema, o bicampeão do Circuito Mundial repetiu o feito de dez anos atrás, quando bateu o próprio australiano em Gold Coast. Com o resultado, Filipinho sobe para sexto no ranking da WSL e está garantido no restante da temporada ao superar o corte.
Foi um título de ponta a ponta. O brasileiro simplesmente dominou todas as baterias da etapa e na decisão venceu o veterano Julian Wilson, com um incrível somatório de 17.60 contra 17.20 do australiano. Sem contar os Finals, este é o 16º título de Filipinho, sendo o único do Brasil a ser campeão duas vezes em Gold Coast. Essa é a primeira conquista do brasileiro após o retorno às competições. Ano passado, ele se retirou do circuito por questão de saúde mental.
Filipe Toledo é o surfista com mais títulos de etapa nos últimos 10 anos. São incríveis 17 títulos, ficando com três a mais que Gabriel Medina. Na semifinal contra o também brasileiro Alejo Muniz, o brasileiro conquistou a única nota 10 do evento ao completar um belo tubo.
Assim como nas semifinais, Filipe Toledo já deu as cartas logo no início da bateria na final, conseguindo um 8.53. Praticamente na onda seguinte, Julian Wilson respondeu e tirou um 8.10. Depois de um início arrasador, a bateria contou com alguns momentos de calmaria.
Mesmo assim, Filipe Toledo conseguiu mais uma vez escolher uma excelente onda e tirou um 9.07. Julian Wilson tinha um 7.73, então o brasileiro ficou de certa forma confortável com a liderança naquele momento. Faltando seis minutos, o australiano tentou recuperar o prejuízo e conseguiu um belo 8.10.
Os cinco minutos finais foram de tensão. Julian Wilson precisava de um 8.81 para passar o brasileiro. O australiano já havia conseguido um 9.5 na competição, o que deixou a decisão em aberto. A tensão tomou conta dos dois em um certo momento da prova.
Faltando quatro minutos para o final da prova, Julian reclamou de Filipe, questionando uma remada do brasileiro e pedindo a perda da prioridade aos juízes. Os dois tiveram uma breve discussão e, na última onda, o australiano conseguiu um 8.4. Ainda assim, não foi o suficiente para tirar a vantagem de Toledo, que conseguiu mais um título para o Brasil.
Fonte: ge