Search
Close this search box.

Zona Norte de Manaus ganha mais um Conselho Tutelar

Inaugurado nesta sexta-feira, o Conselho Tutelar Norte 2 visa fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes na capital amazonense
Foto: Divulgação / Semcom

Manaus (AM) — A proteção dos direitos das crianças e adolescente de Manaus ganhou reforço. Foi inaugurado, nesta sexta-feira (11/8), o Conselho Tutelar Norte 2, na zona Norte da cidade, uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Para o secretário da Semasc, Eduardo Lucas, a inauguração do novo Conselho Tutelar é um reforço para proteção dos direitos das crianças e adolescente da capital e, principalmente, na Zona Norte da cidade. “Entregamos a estrutura totalmente equipada para os conselheiros continuarem com seu papel fundamental em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente”, (ECA)”, disse.

Durante a inauguração da unidade, o secretário destacou, ainda, a atuação do Conselho Tutelar. “O órgão é responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, além de atuar na fiscalização e garantia do cumprimento do ECA. Ele desempenha um papel fundamental na proteção de menores de idade em situações de vulnerabilidade, abuso, exploração, negligência ou qualquer forma de violação de direitos”, pontuou.

Para o coordenador do Conselho Norte 2, Francisco Célio, a nova instalação vai melhorar o atendimento na região Norte, que antes contava com apenas uma unidade. “É um marco importante para a cidade de Manaus, pois, anteriormente, só contávamos com um conselho na zona Norte. Essa inauguração vem para somar, e, assim, conseguiremos atender da melhor forma as nossas crianças e adolescentes”, enfatizou o coordenador. 

Processo eleitoral

Entre os participantes da inauguração do Conselho Tutelar Norte 2 estava o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta. Ele lembrou a agenda de reuniões institucionais para a preparação do processo eleitoral dos novos membros dos Conselhos Tutelares de Manaus, que ocorrerá no dia 1º de outubro deste ano, para o quadriênio 2023/2027. 

“Estamos reunindo todos os secretários municipais para nos ajudar nesta missão de eleição dos novos conselheiros tutelares, que deve ocorrer de forma mais organizada e democrática. Para isso, estaremos movimentando mais de quatro mil servidores para atuarem no processo”, declarou Rotta. 

Bairros atendidos

A zona Norte é uma das regiões mais populosas da cidade, com uma grande concentração de famílias e o novo conselho deverá fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes neste território, segundo a Prefeitura de Manaus. Com a nova unidade, a capital amazonense passa a contar com dez Conselhos Tutelares, distribuídos em todas as zonas da cidade, e um total de 50 conselheiros tutelares.

Entre os bairros e comunidades atendidas pelo novo conselho estão: São João, Lagoa Azul, Total Ville, Parque Santa Etelvina, Santa Tereza, Jardim Fortaleza, Bom Jardim, conjunto Manauara 1, Jesus me Deu, Novo Israel, Colônia Santo Antônio, Viver Melhor 1 e 2, residencial Meu Orgulho 1 e 2, entre outros.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *