Search
Close this search box.

Após suspensão por 30 dias, SEAP retorna com serviço de visitas virtuais aos internos

As visitas são agendadas por meio do Aplicativo Visita legal
Foto: Reprodução SEAP

Manaus (AM) – As visitas estavam suspensas, por medidas de segurança, após ameaças de rebeliões dentro das cadeias do Amazonas e até a transferência de alguns presos, considerados perigosos, foi anunciada pelo Governo do Amazonas. Nesta quarta-feira (02/08), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) divulgou o calendário da nova rodada de visitas virtuais nas unidades prisionais do Amazonas. A medida visa proporcionar a comunicação entre o interno e os seus familiares, estreitando os laços e diminuindo a distância por meio da tecnologia.

Por meio da Portaria Interna nº 104/2023, da Seap, as visitas presenciais estão suspensas até o 13 de agosto. Durante esse período as visitas serão realizadas na modalidade virtual, por chamadas ou videochamadas para os números cadastrados no aplicativo Visita Legal ou para o telefone fornecido pela Pessoa Privada de Liberdade (PPL).

O secretário titular da Seap, coronel Paulo Cesar Gomes, ressalta a importância em oferecer esse serviço para os internos das unidades. “É essencial que eles tenham contato com os seus entes queridos e possam, assim, continuar com o cumprimento de suas penas da melhor forma”, explicou.

E esclareceu, ainda, que todas as atividades socioeducativas (estudo e projetos de remição) foram mantidas proporcionando oportunidades e a promoção da dignidade aos  reeducandos.

A ferramenta está disponível no site www.seap.am.gov.br e no sistema operacional Android. O aplicativo é gratuito e o usuário deve baixá-lo na loja virtual Play Store. Com a implantação do sistema on-line de agendamento, os familiares dos reeducandos podem marcar dia e hora das visitas.

Visitas suspensas

No dia 14 de Julho a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) suspendeu, por 30 dias, a realização de visitas presenciais em todas as unidades prisionais de Manaus. De acordo com o coronel Paulo César Gomes, titular da Seap, a medida foi necessária para preservar a segurança interna e a disciplina dos estabelecimentos prisionais da capital.

Na portaria, emitida pela SEAP, constava como justificativa a necessidade de resguardar o interesse da coletividade, visando a proteção dos servidores, reeducandos, familiares e visitantes do sistema prisional.

A Seap passou a fazer, nesse período, conferência diária visual e nominal dos internos, bem como das instalações das unidades prisionais, para garantir a manutenção da ordem, disciplina e segurança, de acordo com eles. Após 30 dias a Secretaria faria uma avaliação do sistema e caso ficassem configurados os riscos à segurança e disciplina dos detentos, essa suspensão poderia ser prorrogada.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *