Manaus (AM) – O novo sistema tecnológico da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deve começar a funcionar nesta terça-feira (1º de agosto), na primeira sessão parlamentar após o fim do recesso da Casa Legislativa. O conjunto de ferramentas possibilitará o reconhecimento facial para o registro de presença dos vereadores por meio de tablets, que servirão para auxiliar os usuários nas votações, aprovação de projetos, apresentação de matérias, entre outras funcionalidades.
Nesta segunda-feira (31), o sistema passou por testes e foi apresentado aos vereadores presentes na Casa. Na ocasião o presidente da CMM, o vereador Caio André (Podemos), destacou a agilidade e praticidade da ferramenta, que, segundo ele, facilitará o trabalho dos parlamentares, sem gerar custos à Casa Legislativa.
“A Câmara não está desembolsando um real para a implementação do novo sistema, assim como para os novos tablets. Os novos tablets pertencem à empresa, que tem contrato com a CMM”, assegurou o presidente da Casa, ao pontuar que a atual gestão tem executado o previsto em contrato, com o objetivo de dar maior funcionalidade ao exercício das atividades parlamentares.
Assim como Caio André, a vice-presidente da CMM, a vereadora Yomara Lins, também aprovou o novo sistema. “É muito bom, prático, eficiente e podemos visualizar todos os mecanismos que precisamos, ler as pautas, verificar em qual colocação estamos e pedir a nossa inscrição na Ordem do Dia”, pontuou.
O sistema tecnológico foi desenvolvido pelo Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI)
Mais novidades
Além das funcionalidades com o uso dos tablets pelos vereadores, o painel do Plenário Adriano Jorge também terá o sistema modificado. Com a mudança, o telão exibirá as imagens dos vereadores durante as próprias falas, marcação de tempo coordenada pelo presidente, detalhamento das matérias em fase em deliberação e aprovação, além de outros procedimentos que fazem parte do dia a dia das sessões plenárias.
Em uma segunda fase da implementação da ferramenta, a integração de todos os sistemas da CMM ao sistema do plenário será feita de modo a facilitar as consultas de matérias.