Manaus (AM) – Operação da Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (15/5), resultou na interdição de um abrigo que apresentava condições degradantes na zona Norte de Manaus.
A ação conjunta com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) foi desencadeada para apurar indícios do crime de promoção de migração ilegal.
As investigações tiveram início a partir de notícia-crime encaminhada pelo Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS-AM), com base em denúncia feita por uma imigrante venezuelana.
Segundo os relatos, migrantes teriam sido aliciados com promessas irregulares de trabalho em Pacaraima (RR) e levados a Manaus, onde foram alojados em abrigos precários localizados na zona Norte da capital.
Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços relacionados aos fatos investigados. A operação resultou na interdição, por parte da Vigilância Sanitária, de um abrigo que apresentava condições degradantes.
Dezessete migrantes, que residiam no local e estavam em situação de vulnerabilidade, foram acolhidos e encaminhados para instituições estaduais responsáveis pela proteção e assistência social.