Search
Close this search box.

Projeto ‘Interlúdios para Rir’ Promove Arte e Inclusão em Escolas da Zona Rural de Manaus

Foto: Reprodução

Manaus (AM) – No cenário cultural de Manaus, um projeto inovador está trazendo arte e diversão para escolas localizadas nas comunidades rurais da região. Sob a direção da artista Teffy Rojas, malabarista e palhaça venezuelana, o espetáculo “Interlúdios para Rir” combina malabares, palhaçaria, música e poesia, prometendo encantar crianças e adolescentes com histórias de uma viajante itinerante pelo mundo.

Contemplado pelo Edital Manaus Identidade Cultural – Demais Linguagens da Manauscult em 2023, o projeto realizará nos dias 08, 09 e 10 de julho seis apresentações de 35 minutos em escolas municipais mais distantes do centro urbano da cidade de Manaus, sendo localizadas em comunidades da zona rural, são elas: Escolas Municipais Profa. Aliomar Ribeiro Beltrão e Paulo Cesar da Silva Nonato, ambas na região Tarumã Açu; Escola Emanuel Rebelo da Cunha, na estrada do Brasileirinho; Escola João Paulo II, em Puraquequara; Escolas Rainha dos Apóstolos e Freire de Oliveira, na BR 174.

O objetivo é proporcionar uma experiência única de circo para estudantes que geralmente têm acesso limitado a eventos culturais ao vivo. “As crianças e adolescentes são a próxima geração desta sociedade, então é super importante criar uma consciência sociocultural nelas e o fato de ir às escolas para apresentar um espetáculo, uma temática de circo que de certa maneira não têm tanto acesso a esse tipo de espetáculos, de apresentações, acho que vai ser bem marcante nas vidas delas, é o que se quer com esse projeto, difundir entre as crianças uma visão de que através das artes, da cultura, do estudo, do amor, de fazer o bem para a outra pessoa que está ao lado, vai ter uma melhor condição de vida, e assim uma melhor consciência de enxergar a vida através de mecanismos culturais ”, afirma Teffy Rojas, cuja paixão pelo circo a levou a promover a cultura circense em Manaus desde sua chegada em 2018.

Além das apresentações, o projeto inclui duas oficinas, uma é a de introdução ao circo voltada para PCDs que foi realizada no dia 17 de abril deste ano, com usuários do Instituto Silvério de Almeida Tundis – ISAT, instituição sem fins lucrativos, que desenvolve um trabalho sólido há mais de dezoito anos, prestando assistência psicossocial a pessoas com transtornos mentais e seus familiares.

A oficina de “Assessoramento de Criação de Cenas de Circo” é dirigida a artistas da cena manauara, pessoas iniciantes em carreira artística e aqueles que desejam criar uma cena de circo com ou sem experiência prévia em artes cênicas.

A artista pretende explorar, com os interessados na oficina, ferramentas cênicas essenciais para o início da criação de uma cena de circo, seja em cenas de chão (acrobacia, malabares, palhaços, etc.) ou na incorporação de elementos, habilidades ou partituras complementares de relações Corpo-objetos. Esta oficina vai acontecer nos dias 15 e 16 de julho, no Ideal Clube (Piso superior do Teatro Gebes Medeiros, próxima à Praça do Congresso). As inscrições serão por meio de formulário eletrônico, disponível na página do instagram da Teffy Rojas @77mussas_rojas.

“Estamos comprometidos em não apenas levar espetáculos, mas também em capacitar e inspirar novos talentos locais, criando um legado duradouro de criatividade e expressão artística em Manaus”, destaca Igor Falcão, produtor do projeto.

Com o apoio da Manauscult, Prefeitura de Manaus, Ministério da Cultura e Governo Federal, “Interlúdios para Rir” se destaca como um exemplo de como a cultura pode ser uma ferramenta poderosa para a inclusão e o desenvolvimento comunitário.

À medida que o projeto avança, Teffy Rojas e sua equipe estão ansiosas para ver o impacto positivo que suas atividades terão nas comunidades rurais de Manaus, fortalecendo a conexão entre arte, educação e desenvolvimento social.

Teffy Rojas

Teffy Rojas é malabarista e palhaça Venezuelana, formada na Fundación Escola Circo Nacional de Venezuela (FCNV) no programa “Perfeccionamiento Artístico” em Malabares e Equilíbrios (2012-2013). Integrou a equipe criativa da Escola e de formadores de circo social até 2016.

Desde 2018, reside na cidade de Manaus, onde participa de diversos grupos culturais que promovem as artes circenses na cidade. Além de projetos independentes de pesquisa sobre artes integradas entre o circo e outras linguagens artísticas, por meio dos quais oferece oficinas e outras atividades, também produz e participa de diversos projetos de circo social em periferias e comunidades ribeirinhas.

Criadora do Projeto Ocupação Cultural Pés Molhados, dirigido a imigrantes venezuelanos, haitianos e pessoas em situação de risco, levando atividades formativas de saberes populares a casas de acolhimento de refugiados na cidade de Manaus.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *