Manaus (AM) – A Suframa participou, nesta segunda-feira (31), da inauguração do Centro de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação (CTDI) do Projeto Aranouá, no Campus Manaus Zona Leste do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, além de autoridades estaduais e municipais.
O Projeto Aranouá é uma parceria entre o Ifam e a Samsung, financiado por recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) provenientes das obrigações estabelecidas pela Lei de Informática da Zona Franca de Manaus. O projeto visa à formação profissional especializada alinhada aos cursos de tecnologia e engenharia do Ifam. As áreas prioritárias incluem Engenharia de Software, Computação Vestível, Segurança e Internet das Coisas, Inteligência Artificial aplicada à saúde e bem-estar, além de Realidade Virtual e Aumentada.
Durante seu pronunciamento, o ministro Camilo Santana destacou a importância dos investimentos realizados por empresas beneficiadas pelos incentivos fiscais na Zona Franca de Manaus. “A empresa vem se instalar aqui (em Manaus), recebe os benefícios fiscais, o governo deixa de arrecadar, mas com o compromisso de fazer investimentos em pesquisa, em tecnologia, em inovação e em informação. Foram quase R$ 30 milhões para esse projeto, que é inovador, ousado e conectado com a realidade atual do mundo do trabalho”, afirmou. Ele ressaltou que tais recursos possibilitam a formação de profissionais em áreas estratégicas. “O mundo hoje é um mundo de inteligência artificial, de tecnologia, e esse investimento garantirá oportunidades para a nossa juventude”, complementou.
O ministro também defendeu a manutenção dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus no contexto da reforma tributária, salientando a relevância para a geração de empregos e o desenvolvimento equilibrado do país. “O Brasil é um país muito desigual, concentrou suas riquezas no Sudeste e no Sul, e os incentivos garantem oportunidades para outras regiões”, disse.
O reitor do Ifam, Jaime Cavalcante, solicitou apoio para a renovação do financiamento do Projeto Aranouá, cujo ciclo atual se encerra em 2025. “Precisamos incentivar cada vez mais essa iniciativa. Espero que possamos dialogar com a Samsung, com nossa bancada e com a Suframa para estender esse projeto por mais anos”, afirmou, recebendo respaldo das entidades presentes.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou a importância dos investimentos em PD&I. “Os resultados mostram que a política de PD&I da Zona Franca de Manaus está cumprindo seu papel. A formação de mão de obra qualificada é essencial para o futuro da indústria e, no que depender da Suframa, vamos trabalhar para garantir a continuidade desse projeto”, declarou. Saraiva esteve na cerimônia acompanhado do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira.
Projovem
Durante a cerimônia, também foi anunciado o repasse de R$ 16,6 milhões para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), iniciativa voltada para jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O investimento beneficiará 2.660 jovens no estado do Amazonas, oferecendo-lhes a oportunidade de concluir a educação básica e capacitação em áreas relevantes para o mercado de trabalho. Em seguida, o ministro seguiu para Eirunepé, para a inauguração da sede do campus Ifam no município.